Os gaúchos festejam com muito orgulho a data de 20 de setembro; é a data máxima no Rio Grande do Sul. Mas nem todos sabem a razão de se festejar uma guerra, que durou 10 anos e dizimou tantas vidas. Acontece que o povo gaúcho comemora nessa data a afirmação de sua identidade: brasileiros, sim, com muita honra, mas nunca submissos aos desmandos do poder central, que nos tornava escravos de seus desmandos.
Num tempo como o de hoje, em que a corrupção campeia solta em todas as esferas do governo, é muito bom recordar que o povo não compactua com isso... Se nos dias atuais não se faz mais revoluções como a dos Farrapos, podemos fazer a Revolução pelo voto consciente, pelas manifestações em redes sociais, pelo engajamento na sociedade, pela vontade e o trabalho para fazer a diferença. Podemos fazer a Revolução pela educação de qualidade.
A virtude, a honra, a seriedade, palavras que parecem esquecidas por quem mais deveria lembrá-las, são valores que jamais deixarão de existir e de pulsar na coração do povo brasileiro.
"Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra".
Nenhum comentário:
Postar um comentário